A coleta seletiva ajuda a proteger o meio ambiente

A separação do lixo e a coleta seletiva são pontos fundamentais no processo de proteção ambiental,  todos nós podemos fazer. Muitos resíduos gerados nas nossas casas têm grande valor e podem ser reaproveitados na fabricação de diversos produtos que, normalmente são produzidos por matéria prima extraída de meio ambiente.

Assim, se diminuirmos essa extração, mais reservas teremos para o futuro. Outros materiais, que também fazem parte do lixo produzido por nós, podem ser simplesmente limpos e readequados para sua reutilização. Porém, para isso ser possível, é necessário agirmos como facilitadores do trabalho de quem atua nesse importante segmento da sociedade, que vem crescendo e se destacando como atividade de primeira necessidade em diversos locais do mundo. Existem cidades que reciclam ou reutilizam 100% do lixo gerado, e ainda parte da energia consumida é produzida por meio do lixo orgânico.

Os condomínios residenciais são locais que concentram um grande número de pessoas, gerando uma quantidade relevante de resíduos sólidos, fazendo-se então necessária a conscientização dos seus moradores para práticas mais sustentáveis. No empreendimento Cidadelle House, com o crescente povoamento dos condôminos, o sistema de coleta de lixo “Porta a Porta” foi ativado, e, diariamente, o carro do lixo, de propriedade do local, faz a coleta deste material, que é encaminhado para a “Casa de Lixo”, onde fica armazenado até a chegada do caminhão da coleta pública do município de Ilhéus. Essa “Casa de Lixo” do Condomínio conta com duas câmaras próprias para
seleção de resíduos orgânicos/inorgânicos, assim possibilitando a coleta seletiva de todo material que possa ser reaproveitado.

Cartilha para downlaod

A cartilha abaixo tem o intuito de abordar o tema de forma lúdica, para que todos entendam a necessidade da Coleta Seletiva e façam a sua parte. É importante que a prática da conscientização ambiental comece dentro da casa de cada um e envolva toda a família.

Clique aqui para baixar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *